O Dia Mundial dos Oceanos foi criado durante a Cúpula da Terra na Rio-92, pela Organização das Nações Unidas. Em 2017, com o tema: “Nossos Oceanos, Nosso Futuro”, organizações e personalidades, em mais de 100 países em todo o mundo, disseminam propostas e conscientizam populações acerca da importância da prevenção dos oceanos e dos riscos da poluição marinha.

Os oceanos cobrem 71% da superfície da terra e correspondem por 97% de toda a água do mundo, sendo fundamentais para o funcionamento do planeta. Constantemente, os mares enfrentam os mais diversos perigos causados pelo ser humano, dentre eles: exploração descontrolada dos recursos naturais, destruição e modificação de habitats, contaminação das águas e, consequentemente, das populações que dependem dos oceanos.

No Brasil, conforme dados do Greenpeace, apenas 1% das águas marinhas estão sob proteção. O Governo Federal aponta que 80% das espécies marinhas exploradas em atividades pesqueiras encontram-se em situação de risco.

Desde 2002, o Ocean Project coordena e promove, em nível internacional, o Dia Mundial dos Oceanos, bem como, conscientiza sobre a preservação ao longo dos anos, em busca de beneficiar futuras gerações. A ONU reconheceu, oficialmente, a data comemorativa em 2008. O Ocean Project possui uma rede de parcerias para o envolvimento da população mundial sobre as ações de conservação dos oceanos.

Diversas universidade e escolas foram envolvidas, ao redor do mundo, durante anos. O Conselho Consultivo da Juventude reúne 11 jovens, entre 14 e 22 anos, de 11 países diferentes, tem sido fundamental para ajudar a moldar o desenvolvimento dos projetos futuros de preservação. Os jovens forneceram perspectivas, ideias e recomendações para a disseminação deste evento global.

Nas palavras do ex-Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon: “Nós devemos assegurar que os oceanos continuem a atender às nossas necessidades, sem comprometer as das gerações futuras. Eles regulam o clima do planeta e são uma importante fonte de nutrição. Sua superfície fornece passagem essencial para o comércio global, enquanto suas profundezas asseguram soluções atuais e futuras para as necessidades de energia da humanidade”.

Ao longo dos anos, o Ocean Project criou uma rede global de parceiros que conta com mais de 2.000 organizações, incluindo: aquários, jardins zoológicos, museus, grupos de jovens, marinheiros, mergulhadores, nadadores, indústrias marítimas, governos, setores de turismo, organizações de conservação, universidades, escolas, empresas, entre outros.

 

Motivos para se celebrar o Dia Mundial dos Oceanos:

a) Importante fonte de nutrição;

b) Regulação do clima global;

c) Oferecem vasta farmacopeia de medicamentos;

d) Geram a maior parte do oxigênio que respiramos (estudos comprovam que o maior responsável pela produção do oxigênio na atmosfera terrestre são as plantas marinhas, aproximadamente 70%).

 

O Dia Mundial dos Oceanos então, nos permite:

 

1) Mudar a perspectiva – da população mundial sobre o que os Oceanos podem nos prover, com a expectativa de conservá-los para as gerações presentes e futuras.

2) Conhecer – as riquezas e a biodiversidade, habitats, e com ações diárias para, suprir as necessidades humanitárias, sem comprometer o bem-estar dos Oceanos.

3) Alterar os caminhos – ao fazer pequenas modificações nos hábitos cotidianos para fazer diferença para as comunidades, cuidando e reciclando, por exemplo, os nossos lixos, para que não cheguem aos nosso mares e, consequentemente, deixando de contribuir para a poluição marítima.

4) Celebrar – o Dia Mundial organizando ou participando de atividades para a conscientização da preservação de uma fonte inesgotável de riquezas para a humanidade, como sendo: os Oceanos.

 

A divulgação, então, por parte do nosso escritório, é uma forma de disseminar e conscientizar sobre a importância da preservação dos nosso Oceanos, visando o bem-estar das gerações futuras, buscando um planeta mais saudável para se viver.

 

Leia mais sobre o Dia Mundial dos Oceanos no site oficial da Ocean Project:

http://www.worldoceanday.org/

 

Fontes:

http://www.worldoceanday.org/about

https://www.nationalgeographic.org/activity/save-the-plankton-breathe-freely/

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Oceanos/

 

 

Notícias recentes:

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2017/06/07/interna_vidaurbana,707660/mutirao-de-coleta-de-residuos-em-olinda-marca-dia-mundial-dos-oceanos.shtml

http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/no-dia-mundial-dos-oceanos-ambientalistas-alertam-para-poluicao-gerada-por-navios-que-passam-perto-da-costa-portuguesa

http://www.dnoticias.pt/madeira/dia-mundial-dos-oceanos-conta-com-iniciativas-na-madeira-saiba-quais-na-leitura-da-sua-agenda-JY1515685

https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/reunidos-na-conferencia-dos-oceanos-paises-insulares-pedem-socorro-21451429

 

 

Thiago Kondo Sigolini

OAB/SP 390.953